Dúvidas frequentes

O Aico é acessado exclusivamente via internet: o Cliente estará na versão mais atual sem se preocupar com downloads, atualizações nem rotina de backup.

Além de prático, isto representa redução de custos para o Cliente.

Recomendamos a leitura das Disposições Legais para verificar aspectos relevantes como recuperação de dados, segurança em ambiente virtual e outras condições importantes.

O Aico atua nas etapas de planejamento e de execução dos serviços de engenharia, construção e montagem.

É utilizado em obras públicas e privadas, no Brasil e em moeda Real, sendo adequado inclusive às de maior vulto (R$ bi).

Isto inclui praticamente todas obras industriais e de construção civil.

A utilização do Aico requer pagamento de mensalidade por usuário.

Recomendamos a contratação de treinamento inicial, bem como oferecemos serviços adicionais para auxílio na implantação, cadastro de base própria, cadastro de obras, treinamentos adicionais e suporte dedicado.

Consulte-nos para serviços complementares como assessoria na área comercial (orçamentos, vendas, compras), acompanhamento de obras (gestão de contrato) e elaboração de pareceres sobre desequilíbrios (pleitos, aditivos, reajustes).

Nossa equipe está ativamente realizando reuniões de apresentação e demonstração das diversas funcionalidades do sistema.

Entre em contato conosco para marcarmos uma reunião.

O Cliente realiza a gestão de sua assinatura dentro do próprio Aico, onde inclui/remove usuários e faz suas renovações.

O pagamento do Aico deverá ser feito por boleto. O faturamento ocorrerá após o pagamento. A nota fiscal será emitida pela Sextante (19.011.285/0001-94), empresa optante pelo lucro presumido e com recolhimento de ISSQN em Belo Horizonte, MG.

O não pagamento dentro do prazo ensejará a interrupção daquela assinatura. Neste caso apenas usuários administradores poderão acessar o Aico, porém limitados ao módulo Administração para fins de poderem realizar renovação de assinatura. Recomendamos leitura das Disposições Legais.

O Cliente poderá entrar em contato conosco para reportar eventual erro ou mau funcionamento identificado, nossa equipe terá satisfação em atendê-los.

Questões associadas ao funcionamento da ferramenta deverão ser esclarecidas nos vídeos explicativos disponibilizados ou mediante suporte específico (contratação à parte).

O Aico trabalha de forma integrada: os dados planejados na etapa de Orçamentos são utilizados para controle da obra.

Exemplos: a Mobilização é feita associada à mão de obra prevista no Orçamento; a Produção é comparada com os serviços previstos no Orçamento; o RDO utiliza o efetivo conforme Mobilização.

Esta integração é um ganho enorme para o Cliente, com menor esforço para comunicação entre equipes, aproxima escritório central das obras e permite estruturar seus processos internos.

O Aico trabalha com insumos e composições com múltiplas localidades (por Estado), múltiplos meses e múltiplas desonerações (desonerado, não desonerado ou não aplicável). Os dados estão na “base pública” (mantida e atualizada pela Sextante) e na “base própria” (mantida e atualizada pelo Cliente, de uso exclusivo do Cliente). Todos os preços devem estar em Reais (BRL).

A “base pública” inclui SINAPI (Nacional), SICRO (Nacional), COPASA (MG/BH), AGETOP (GO), URBEL (MG/BH), SUDECAP (MG/BH), SETOP (MG/BH) e IOPES (ES), com preços a partir de 01/01/2018. Outras fontes poderão ser adicionadas futuramente.

O Aico trabalha com várias bases de preços ao mesmo tempo, promovendo flexibilidade e precisão nos dados. Isto significa que o Cliente poderá utilizar bases combinadas (ex.: SICRO e SINAPI) e usufruir dos preços rotineiramente atualizados. Outra possibilidade é o Cliente criar composições utilizando insumos das bases públicas e mão de obra da base própria, onde incidirá os encargos definidos pelo Cliente.

O Aico trabalha com encargos sociais detalhados. Isto permite o Cliente trabalhar com preços desonerados, não desonerados e outras condições desejadas. O preço de venda é calculado e recalculado considerando os percentuais indicados na tabela de encargos sociais de cada orçamento.

O Aico trabalha com a seguinte equação para BDI:

BDI = [ (1+A1+A2+An) * (1+B1)*(1+B2)*(1+Bn) / (1-C1-C2-Cn) ] – 1

Sendo: itens “A” são aqueles incidentes sobre os custos; itens “B” são incidentes sobre os custos e sobre “A”; itens “C” são incidentes sobre preço de venda.

Os indiretos podem ser detalhados em planilha para serem utilizados no cálculo do BDI. O Cliente poderá definir cada item do BDI para cálculo preciso do preço de venda.

O Aico utiliza boas práticas para preservar as informações: criptografia, registro das atividades, backup automático, dentre outras. As condições de sigilo e confidencialidade estão descritas em Disposições Legais.

É recomendado utilizar computador com 4GB de RAM, monitor 1280×768, anti-vírus e Google Chrome atualizados, internet 1 Mbps (“1 mega”) ou superior.

A utilização em tablet é indicada para fins gerenciais.

A utilização em celular é indicada para consultas rápidas ou aprovações.

Ainda com dúvidas? Então fale conosco