Dúvidas frequentes

O Aico atua com obras públicas e privadas, incluindo as de maior complexidade. O foco neste momento é atender profissionais e empresas que executam as obras. Está previsto que futuramente haverá uma versão com foco no contratante.

O Aico está em fase de testes e homologação, ainda não está disponível para contratação. A equipe de projeto está realizando ajustes antes da comercialização se iniciar.

A contratação será feita dentro do Aico (módulo Administração) ou o Cliente poderá entrar em contato conosco para soluções personalizadas que incluam os serviços dos profissionais da Sextante.

Os preços para assinatura estão em Planos, impostos inclusos. O valor total dependerá do número de usuários, das funcionalidades por usuário e da vigência. Não há taxas para atualização da base de dados. O plano mais completo requer serviços de treinamento e parametrização inicial.

O pagamento do Aico deverá ser feito por boleto. Futuramente outras condições serão oferecidas, como cartão de crédito e PIX (ferramenta do Banco Central).

O faturamento ocorrerá após o pagamento. A nota fiscal será emitida pela Sextante, empresa optante pelo lucro presumido e com recolhimento de ISSQN em Belo Horizonte, MG.

O Aico é acessado exclusivamente via internet: o Cliente estará na versão mais atual sem se preocupar com downloads, atualizações de banco nem rotina de backup.

Recomendamos a leitura das Disposições Legais para verificar aspectos relevantes como recuperação de dados, segurança em ambiente virtual e outras condições importantes.

O usuário pode buscar respostas nos vídeos explicativos e obter atendimento via e-mail e palestras online. Treinamentos presenciais são serviço adicional.

O Aico permite que o Cliente, por meio de uma única assinatura, disponibilize acesso a seus colaboradores. O usuário gestor do Cliente poderá convidar terceiros e atribuir responsabilidades individuais (perfis) para uso dos módulos no Aico.

O Aico trabalha com insumos e composições com múltiplas localidades (por Estado) e múltiplos períodos (um preço por mês). Os dados estão na “base pública” (mantida e atualizada pela Sextante) e na “base própria” (mantida e atualizada pelo Cliente). Todos os preços devem estar em Reais (BRL).

A base pública inclui SINAPI, SICRO, COPASA, AGETOP, URBEL, SUDECAP e IOPES, com preços a partir de 01/01/2018. Outras fontes poderão ser adicionadas futuramente.

O Aico trabalha com várias bases de preços ao mesmo tempo, promovendo flexibilidade e precisão nos dados. Isto significa que o Cliente poderá utilizar o SICRO com outras bases (ex.: SINAPI) e usufruir dos preços rotineiramente atualizados. Outra possibilidade é o Cliente criar composições utilizando insumos das bases públicas e mão de obra da base própria, onde incidirá os encargos definidos pelo Cliente.

O Aico trabalha com encargos sociais detalhados. Isto permite o Cliente trabalhar com preços desonerados, não desonerados e outras condições desejadas. O preço de venda é calculado e recalculado considerando exatamente os percentuais indicados na tabela de encargos sociais.

O Aico trabalha com a seguinte equação para BDI:

BDI = [ (1+A1+A2+An) * (1+B1)*(1+B2)*(1+Bn) / (1-C1-C2-Cn) ] – 1

Os indiretos podem ser detalhados em planilha para serem utilizados no cálculo do BDI. O Cliente poderá definir cada item do BDI para cálculo preciso do preço de venda.

O Aico trabalha de forma integrada: os dados planejados na etapa de Orçamentos são utilizados para controle da obra.

Exemplos: o Financeiro possui centros de custos da obra que seguem a estrutura do Orçamento; a Mobilização é feita conforme os insumos tipo mão de obra do Orçamento; o RDO utiliza o efetivo conforme Mobilização; e outros.

Esta integração é um ganho enorme para o Cliente, com menor esforço para comunicação entre equipes, aproxima escritório central das obras e permite estruturar seus processos internos.

Os módulos previstos para o Aico seguem as funcionalidades indicadas em Planos. Inicialmente será disponibilizado ao mercado os planos “Consultas” e “Orçamentos”, as demais funcionalidades serão oportunamente disponibilizadas.

O Aico utiliza boas práticas para preservar as informações: criptografia, registro das atividades, backup automático, dentre outras. As condições de sigilo e confidencialidade estão descritas em Disposições Legais.

É recomendado utilizar computador com 4GB de RAM, monitor 1280×768, anti-vírus e Google Chrome atualizados, internet 1 Mbps (“1 mega”) ou superior.

A utilização em tablet é indicada para fins gerenciais.

A utilização em celular é indicada para consultas rápidas ou aprovações.

Ainda com dúvidas? Então fale conosco